quinta-feira, 7 de julho de 2011

"E ei-los que são contados entre os filhos de Deus"

Como eu queria que a soberba não existisse! Talvez assim, poucos iriam para o inferno, pois é ela que nos tira da presença de Deus. Do que vale encher vosso coração de soberba e se achar o senhor do mundo, o todo poderoso, quando somos todos pobres aos olhos de Deus? 

De alguma forma o ser humano tenta procurar a glória, se esquecendo de que Deus é o ápice do poder tanto na Terra como nos Céu. Quando tendemos a nos vangloriar das coisas que conquistamos, começamos a nos sentir acima de alguém ou de algo, mas a partir disso enchemos nossos corações com inveja e orgulho que só vai prejudicar nossa relação com o Altíssimo.  Deus que merece toda a glória. Eu como servo, devo me ajoelhar aos seus pés.

Coloquei em negrito esta parte, pois é justamente ISSO que muitos não conseguem fazer. Certa vez li um testemunho de alguém (não to lembrando quem ou onde eu vi) que nunca tinha ido a Igreja. Porém, no momento da Eucaristia, todos ficaram de joelhos. Ele se viu desesperado tendo que também realizar esse ato para não ser o único sentado, poderia até ser uma falta de respeito para os outros. Mas ele resolveu se ajoelhar para o corpo de Cristo.
E sabe o que aconteceu? Ele a partir daquele momento quebrou a soberba do seu coração e se sentiu um Cristão! Aquele simples e adorável ato fez com que ele, mais um daqueles que tem em sua cabeça um pensamento "não irei nunca me ajoelhar a ninguém" acabou se ajoelhando e se sentiu bem fazendo isso.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! (Mateus 5,8)

No livro de Sabedoria o capítulo 5 fala sobre a soberba. Leiam atentamente:

1. Então os justos se levantarão com grande afoiteza, contra aqueles que os atribularam, e que lhes roubaram o fruto dos seus trabalhos.
2. Vendo-os assim, perturbar-se-ão com temor horrível os maus, e ficarão assombrados, ao ver a repentina salvação dos justos, a qual eles não esperavam;
3. e dirão dentro de si, tocados de arrependimento, e gemendo com angústia do espírito: Estes são aqueles a quem nós outrora tínhamos por objeto de zombaria e por motivo de vitupério. 
4. Nós, insensatos, considerávamos a sua vida uma loucura, e a sua morte uma ignomínia.
5. E ei-los que são contados entre os filhos de Deus, e entre os santos está a sua sorte.
6. Logo, nós nos extraviamos do caminho da verdade, a luz da justiça não raiou para nós, e o sol da inteligência não nasceu para nós.
7. Cansamos-nos na senda da iniquidade e da perdição, andamos por caminhos ásperos, e ignoramos o caminho do Senhor. 
8. De que nos aproveitou a soberba? De que nos serviu a vã ostentação das riquezas?
9. Todas aquelas coisas passaram como sombra, como um mensageiro fugaz,
10. e como uma nau que vai cortando as ondas agitadas, da qual se não pode achar rasto depois que passou, nem a esteira da quilha nas ondas.

Não tem outra palavra para classificar essa profecia do que simplesmente tenebrosa. Dói o meu coração ao imaginar o sofrimento dessas pessoas. Será então que vale a pena guardar a soberba no coração?

A soberba distancia o homem da humildade, a virtude que se opõe a ela. Distanciando-se da virtude, o homem comete o pecado. Oposta à humildade, a soberba impede o homem de conhecer a ele próprio.[1]

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. (Mateus, 7:13-14)

[1] - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sete-pecados-capitais/sete-pecados-capitais-6.php


Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...