quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Espírito Santo no Batismo de Jesus

Normalmente vejo umas discussões sobre se a pomba que desceu sobre Jesus na hora do seu batismo era realmente uma ave ou um simbolismo para a forma na qual o espírito desceu, ou seja, suavemente.

Vejamos o que diz no Evangelho de São Marcos 1, 9-10 na Sagrada Escritura comparando diversas traduções:

Bíblia da CNBB
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João, no rio Jordão.
Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.

Bíblia Ave Maria
Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.

Vulgata Latina
et factum est in diebus illis venit Jesus a Nazareth Galilææ et baptizatus est in Jordane ab Johanne.
et statim ascendens de aqua vidit apertos cælos et Spiritum tamquam (como) columbam descendentem et manentem in ipso

Como vemos, o Espírito Santo não se fez uma "pomba" em carne e osso. Ele desceu como uma pomba, em forma de pomba. Mas por que quis Deus se representar como ave? Indo mais além, por que uma pomba?
Sabemos que o Novo testamento marca o início da nova e eterna aliança entre os homens e Deus, e sendo assim ele intercala diversas passagens com as passagens do Velho Testamento. Um exemplo disso, é que Jesus representa os três objetos presentes na antiga arca da aliança, ou seja, o maná (pão da vida), vara de Araão (sumo sacerdote) e a lei (verbo se faz carne).

Nessa passagem da pomba, percebemos a presença da Santíssima Trindade. Jesus quando é batizado, ele assume a sua missão e faz uma alusão a sua morte e a ressurreição. O Pai por sua vez, assume a paternidade celestial dizendo: "Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado" (Mc 1, 11). E agora vem a parte que queremos chegar. No antigo testamento na passagem sobre Noé vemos que a pomba representa o término do julgamento de Deus sobre a Terra, demonstrando que o novo lar estava pronto.

Soltou também uma pomba, para ver se as águas teriam já diminuído na face da terra. (Gên 8, 8) E eis que pela tarde ela voltou, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra. (Gên 8, 11)

O que está relacionado ao batismo de Cristo?

Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. (Mc 1, 10)

O Espírito Santo vem direto do paraíso, da "nova terra prometida". Ele vem indicando que o céu está pronto pra todos nós por meio de Cristo, o nosso único caminho e salvador.

Podemos dizer que o batismo de Cristo é algo parecido com o nosso. Quando nos batizamos, realizamos a remissão dos pecados, somos reconhecidos como Filhos de Deus, o céu se abre para nós e o Espírito Santo vem sendo nosso guia, assim como foi com Jesus no deserto.

Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...